aferição e calibração

Você sabe a diferença entre aferição e calibração?

Se você também costuma confundir aferição e calibração está no lugar certo. Esses dois termos são bastante confundidos no mercado e, hoje o termo aferição caiu em desuso.

Para saber a diferença entre aferição e calibração e tirar todas as suas dúvidas, leia este artigo.

Mas de onde vem essa confusão?

A principal razão de muitas pessoas confundirem esses termos é devido ao fato de que no passado ambos foram utilizados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Mas em 1996 esses termos sofreram alteração para se adequar ao VIM (Vocabulário Internacional de Metrologia) e com isso o termo aferição caiu em desuso.

E apesar dessa mudança ter acontecido a 25 anos atrás, a aferição e calibração eram tratadas como serviços iguais no mercado, ou seja, supunha-se que se tratava do mesmo serviço já que eram semelhantes.

E essa é uma das grandes razões que fazem com que exista essa confusão até hoje! Mas não se preocupe, vamos te explicar qual é essa diferença!

Como era a definição de aferição e calibração antigamente?

Antigamente, antes da adequação dos termos ao Vocabulário Internacional de Metrologia, calibração se referia ao ato de abrir o instrumento e realizar manutenção até ele voltar a exibir os resultados de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo fabricante. Já a aferição, se tratava da comparação entre os valores medidos pelo padrão de referência e o valor medido pelo instrumento enquanto a análise era realizada.

Com a mudança ocorrida em 1996, a aferição caiu em desuso. O que era conhecido como aferição passou a ser chamado de calibração e o que era conhecido como calibração, hoje é conhecido como ajuste.

Qual a definição atual?

Atualmente, calibração é definida da seguinte forma de acordo com o VIM (Vocabulário Internacional de Metrologia) em seu item 2.39 “Operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir duma indicação”

Ou seja, por definição, calibração é um conjunto de testes a serem realizados por uma empresa especializada e acreditada pelo Inmetro, como a Socintec, que devem ser aplicados a todos os instrumentos que fazem parte de uma produção e que possam interferir na qualidade do produto final. Enquanto isso, a aferição já não possui mais uma definição estabelecida nos órgãos reguladores.

A nomenclatura correta utilizada para estes serviços atualmente é a seguinte:

  • Calibração é a comparação com o padrão;
  • Ajuste é a manutenção e/ou conserto para permitir que os equipamentos alcançam resultados dentro do esperado;

Sobre a calibração e a sua importância

Como já dissemos anteriormente, a calibração é um serviço essencial que garante que os instrumentos não interfiram e/ou prejudiquem a qualidade do produto final. Além disso, ela também é muito importante para garantir o funcionamento correto do equipamento, evitando grandes manutenções.

Ou seja, além de evitar certos problemas, a calibração também traz muitos benefícios para os processos de produção e consumidor em geral. Quando os equipamentos estão calibrados e de acordo com as normas técnicas estabelecidas, a empresa evita o risco de multas e outros tipos de sanções pertinentes a área.

Com  a calibração realizada na frequência adequada, o seu equipamento consegue ter uma vida útil mais longa, com menos manutenções e menos gastos e você também garante que todos os padrões de qualidade da sua empresa sejam alcançados. Além disso, você também garante mais segurança para todos os seus funcionários e com isso, diminui os gastos com indenizações e afastamentos.

E sabe o que é melhor? O seu fornecedor entrega o que foi comprado e o seu consumidor leva exatamente o que compra.

Assim, a chance de erros na sua linha de produção são muito menores e a chance de irregularidades também. Afinal, erros de medição podem ser considerados fraude pelos órgãos fiscalizadores e a imagem da sua empresa pode ficar prejudicada no mercado.

Dicas para uma calibração confiável

 

Agora que você já sabe a importância da calibração, vamos falar um pouco sobre o que você deve prestar atenção antes de escolher onde irá realizar a calibração dos equipamentos da sua empresa. Para o serviço de calibração ser de fato efetivo, existem alguns critérios que devem ser seguidos pela empresa responsável pela calibração.

A primeira coisa que você deve se atentar é se a empresa é Acreditada pela RBC (Rede Brasileira de Calibração). Somente laboratórios acreditados pela RBC, que atendem a norma da ABNT NBR ISO/IEC 17025 e que tem a sua competência técnica validade pela CGCRE/INMETRO podem realizar o serviço de calibração.

Os resultados de calibração também devem ser apresentados em um documento técnico que é chamado de Certificado de Calibração, onde constam todas as informações sobre os procedimentos e as condições em que a calibração do equipamento foi realizada, de acordo com as normas da RBC.

A calibração dos instrumentos devem ter prazo de validade, que pode variar de 3 meses a 1 ano, a depender do instrumento em questão e todos precisam ser identificados, codificados e controlados no que diz respeito à calibração. Todos os colaboradores devem passar por constante treinamento e atualização para garantir a qualidade do serviço.

Socintec é confiança e precisão na medida certa!

 

Se você estiver precisando de serviços de calibração, não deixe de conhecer a Socintec. Além de ser uma empresa Acreditada segundo a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, temos mais de 30 anos de mercado no fornecimento de soluções em instrumentação para empresas, sempre com a mais alta qualidade e agilidade.

Com a missão de fornecer serviços, soluções e produtos em instrumentos de medição com precisão e confiabilidade, estão sempre atentos às necessidades dos nossos clientes e do mercado.

Devido a sua experiência e expertise no mercado da calibração, a Socintec mapeou as principais necessidades dos clientes e criou o seu serviço de locação de equipamentos. Essa é uma estratégia muito interessante para a maioria das empresas, já que eles podem aumentar o lucro e diminuir os custos com a locação de equipamentos.

Esse serviço possui várias vantagens em relação a compra dos mesmos equipamentos. Ao realizar a locação, o cliente tem total liberdade para escolher o plano que mais se encaixa a sua necessidade, podendo ser diário, semanal, quinzenal ou mensal.

Olha só todas essas vantagens:

  • Zero custo de manutenção e calibração;
  • Zero custo de investimento em compra de equipamentos: você aluga o instrumento apenas para o período que precisar;
  • Garantia de funcionamento: antes de enviar, todos os nossos equipamentos são testados para garantir que estão funcionando perfeitamente;
  • Certificações: disponibilizamos o manual de instruções do fabricante, acessórios, baterias/pilhas e um certificado de calibração dentro do prazo de validade até o término da locação.

Além disso, a Socintec é acreditada para realizar calibração nas seguintes áreas:

  • Eletricidade e magnetismo;
  • Pressão;
  • Temperatura e umidade;
  • Massa;
  • Tempo e frequência;
  • Força, torque e dureza

 

Você pode conferir todos os equipamentos disponíveis para locação aqui.

Agora que você já sabe a diferença entre aferição e calibração e qual é a vantagem desse serviço para a sua empresa, não deixe de realizar a calibração dos seus equipamentos. E qualquer dúvida, pode nos chamar aqui: https://www.socintec.com.br/#contato

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *