calibragem

Calibragem ou ajuste: qual é o termo correto?

O termo calibragem em meteorologia não se usa mais, você sabia? 

 

Isso mesmo, não é correto utilizar o termo “calibragem” quando estamos falando sobre metrologia. Nesse caso, o correto é usar o termo calibração. Já o termo ajuste se refere ao conjunto de ações necessárias para realizar a calibração adequada. 

 

Provavelmente você deve ter algumas dúvidas sobre essas palavras, não é mesmo? Por isso, preparamos este artigo! Nele vamos te falar um pouco mais sobre a calibração, qual a sua função, importância e claro, um pouco mais sobre o ajuste. 

O que é calibração?

A calibração é um processo que permite identificar se os instrumentos de medição estão prontos para serem utilizados nas indústrias em questão. 

 

Nela são estabelecidas, sob determinadas condições, a relação entre as incertezas e os valores da medição entre um instrumento e um padrão. Para elucidar e facilitar o entendimento, pense no seguinte exemplo: 

 

Uma balança, é o instrumento de medição em questão. O peso, é o padrão de referência para realizar a calibração. Com a calibração correta é possível verificar se a balança está apta para ser utilizada em um processo, analisando se os resultados estão dentro do critério de aceitabilidade. 

 

Todos esses processos podem ser considerados como testes que irão comprovar e garantir a precisão e confiabilidade dos resultados. 

 

Segundo o VIM – Vocabulário Internacional de Medição, a calibração é definida como:

“Operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir duma indicação”

 

A calibração é dividida de duas formas:

 

  • Calibração RBC  

Ela é realizada de forma exclusiva por laboratórios que são acreditados pelo INMETRO e pertencentes à RBC – Rede Brasileira de Calibração

Essa acreditação é feita pela Divisão de Acreditação de Laboratórios, que faz parte da Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO.

Empresas que possuem a certificação RBC – como a Socintec –  comprovam e garantem que contam com laboratórios de qualidade e excelência para realizar serviços de calibração com precisão e alta confiabilidade. Tudo isso implantado e auditado regularmente pelo INMETRO, seguindo as exigências da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. 

Essas auditorias servem para garantir que os laboratórios acreditados estão cumprindo as regulamentações rigorosamente. Para isso, são avaliados todos os processos que podem abrangem a calibração, desde o orçamento de um cliente até a entrega do instrumento pronto para uso. 

 

  • Calibração Não Acredita

A calibração não acreditada ou rastreada, não contém nenhum selo de acreditação, por isso, ela não é reconhecida pela CGCRE/INMETRO. 

Esse tipo de calibração não assegura o cliente de que o processo utilizado é o adequado e nem oferece garantia de rastreabilidade. Por não possuir o reconhecimento necessário do INMETRO, a empresa que contrata um serviço de calibração deve se responsabilizar por evidenciar a rastreabilidade e habilitação técnica para os serviços de calibração prestados. 

Outro detalhe importante é que esse tipo de calibração, como não possui o reconhecimento dos órgãos competentes, não tem a obrigação de seguir nenhum padrão de cálculo utilizado para avaliar as incertezas de calibração, ou então, de seguir os procedimentos e métodos necessários para comprovar a qualidade, precisão e confiabilidade na medição dos instrumentos. 

Por que não usar o termo calibragem?

 

Bom, muitas pessoas estão acostumadas a utilizar este termo para se referir ao processo de comparação dos valores dos instrumentos de medição. Mas, segundo o VIM, o termo correto é calibração.

Calibragem em si, está mais voltado para o segmento automotivo, sendo assim, quando for falar sobre instrumentos de metrologia use o termo calibração!

O que é ajuste?

 

O ajuste é um conjunto de ações efetuadas em um sistema de medição, de forma que ele ofereça informações que correspondam a determinados valores de amplitude medidos. 

 

Sua função é fazer com que os instrumentos de medição tenham a performance compatível com a sua utilidade, ou seja, é como uma padronização interna dos sistemas que tem como objetivo igualar o valor indicado na medição, com o valor equivalente mensurado. 

 

Este ajuste pode ser feito de três formas:

 

  • Automático;
  • Semi-automático;
  • Manual.

 

Além disso, estão incluídos nestes ajustes, os tipos: 

 

  • Zero;
  • Defasagem, conhecido como “offset”;
  • Amplitude, conhecido como ganho. 

 

Vale ressaltar que o ajuste zero é o processo de um instrumento de medição em que o mesmo possua uma indicação igual ao valor de zero, semelhante a zero, relacionado ao total a ser medido. 

 

Entre os principais exemplos de ajuste estão:

 

  • Modificação do fator de sensibilidade de um instrumento de medição através de um potenciômetro interno;
  • Regular do zero um manômetro através de um parafuso interno;
  • Adicionar uma espécie de desvio em um peso padrão;
  • Alterar o fator de sensibilidade da medição das forças elétricas através de um dispositivo interno, ligado ao equipamento.

 

O ajuste de um instrumento de medição não é a mesma coisa que a calibração,  ok? Ela é um pré-requisito para poder realizar o ajuste. Vamos falar um pouco sobre a calibração agora. 

Sobre a Socintec

 

A nossa empresa atua há mais de 20 anos fornecendo as melhores soluções quando o assunto é instrumentação. Sempre garantindo a excelência e precisão necessárias na  calibração.

 

Todo os laboratórios Socintec são acreditados segunda a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, o que comprova a competência da nossa empresa. Atendemos todo o país, com muita agilidade, precisão e qualidade, focando sempre na produtividade e desempenho de cada um de nossos clientes. 

 

É importante destacar que a nossa empresa faz parte da RBC (Rede Brasileira de Calibração), que integra os laboratórios acreditados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) para realizar calibração em todo o território brasileiro. 

 

Nossas Acreditações 

A Socintec conta com diversos laboratórios e profissionais técnicos especializados e super capacitados para garantir o melhor serviço em calibração de instrumentos meteorológicos. 

 

Todos eles são altamente equipados com tudo o que é necessário para garantir precisão e confiabilidade aos nossos clientes. 

 

Conheça as nossas acreditações:

 

Força, toque e dureza

Seguimos rigorosamente a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. Garantindo aos nossos clientes calibrações de sucesso de instrumentos como, torquímetros, chave de torque, entre outros. 

 

Massa

Trabalhamos com diferentes pesos padrões para garantir qualidade, precisão e alta confiabilidade nas calibrações deste laboratório. 

 

Pressão

O nosso laboratório de pressão é altamente equipado, possuímos a acreditação 17025:2017 que abrange pressões com precisão de até 0,008%. Seguimos todos os padrões de qualidade para realizar calibração em alto vácuo, baixa, alta e pressão absoluta.

 

Eletricidade

O nosso laboratório voltado para calibração dos instrumentos de eletricidade é altamente equipado para atender as mais rigorosas exigências de qualidade. Oferecemos aos nossos clientes as melhores soluções, com base nas normas e procedimentos que devem ser  seguidos alinhados com a necessidade de cada um. 

 

Temperatura

Neste laboratório de temperatura e umidade oferecemos aos nossos clientes serviços altamente seguros e que usam toda a tecnologia necessária para garantir calibrações precisas e confiáveis. 

 

Tempo e frequência

Garantimos os melhores equipamentos, para um serviço que atenda os mais altos padrões e exigências de qualidade, segundo as normas estabelecidas. 

 

Quer conhecer mais sobre as nossas soluções? Entre em contato!

 

Se você gostou deste artigo, com certeza irá gostar de ler mais conteúdos completos como esse que estão disponíveis em nosso blog, clique aqui e conheça

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *