instrumentos de medição elétrica

Instrumentos de medição elétrica: 6 modelos que você precisa conhecer

Os instrumentos de medição elétrica são aparelhos fundamentais para toda e qualquer tarefa que exija variáveis elétricas precisas, para que dessa forma, o trabalho seja realizado de maneira efetiva. 

 

Quando falamos em elétrica esse controle é ainda mais importante, principalmente para evitar imprevistos em alguns pontos da medição. Para fazer esse processo de maneira correta existem outros equipamentos além do alicate amperímetro, o mais utilizado nesse momento. Quer saber quais são? Então continue acompanhando e confira!

Os 6 instrumentos de medição elétrica mais utilizados

 

Os instrumentos de medição elétrica são equipamentos usados para descobrir os valores de diferentes grandezas elétricas presentes em circuitos elétricos. Esses instrumentos podem ser digitais ou analógicos, sendo que no primeiro oferecem ainda mais exatidão nas medidas, além de facilidades para o profissional.

Com os instrumentos de medição elétrica é possível obter os dados de grandezas de circuitos elétricos, voltagens, correntes elétrica e resistência elétrica. 

E apesar da maioria das pessoas utilizarem apenas o alicate amperímetro, existem outras quatro opções de instrumentos de medição elétrica que podem ajudar em medidas mais precisas e eficientes, olha só:

Multímetro

O multímetro é um dos instrumentos utilizados na medição de eletricidade. Ele é responsável por medir inúmeras grandezas elétricas, incluindo as não-elétricas, por meio de sensores.

Além das tradicionais funções, como medição de resistência, tensão, continuidade e corrente, ele também tem a capacidade de aferir, por exemplo, temperaturas, frequências, indutância e capacitância. 

Wattímetro

O wattímetro é utilizado para realizar diferentes tipos de medições elétricas, entre elas estão:

  • Potência elétrica;
  • Distorção harmônica;
  • Fator de potência;
  • Temperatura;
  • Frequência;
  • Resistência elétrica;
  • Tensão e corrente. 

É um dos instrumentos de medição elétrica mais versáteis que existem no mercado, podendo ser utilizado em diferentes aplicações. 

Terrômetro

Pouco conhecido, o terrômetro é um instrumento utilizado para medir a resistência de aterramentos elétricos, uma maneira de garantir a segurança e o bom funcionamento de aparelho conectados em redes elétricas, principalmente as residenciais. 

É um instrumento bem sensível e necessita que o seu manuseio seja realizado com atenção e cuidado. Além de ser utilizado na medição de resistência elétrica em residências, ele também pode ser operado em área de indústrias, prédios, antenas, sistemas de SPDA e subestações, possibilitando avaliar as propriedades de um sistema de aterramento.  

Megôhmetro 

O megôhmetro é um instrumento de medição essencial para realizar manutenção e verificação dos motores elétricos, além de ser o melhor aliado para garantir a segurança em todo o processo. 

Sua utilização está voltada a medição de redes e isolamento de motores elétricos. Assim, é possível testar e verificar se os motores estão funcionando corretamente ou se precisam de conserto ou substituição. 

Osciloscópio

O osciloscópio permite visualizar em seu display os sinais elétricos em forma de onda. Com suas funcionalidades é possível obter dados completos e abrangentes, o que é essencial para determinados tipos de medição, como:

  • Encontrar valores temporais ou de tensão;
  • Determinar a frequência de sinal;
  • Detectar a interferência de ruídos e eliminá-los;
  • Determinar o componente contínuo e alternado;
  • Traçar curvas de circuitos. 

Alicate amperímetro

O último e talvez o mais conhecido e utilizado dentre todas as opções disponíveis. O alicate amperímetro é um dos melhores instrumentos para medir a corrente elétrica de forma segura e simplificada. 

Ele facilita o processo de medição em momentos nos quais é complicado interromper o circuito elétrico, aferir a corrente com valores altos e garantir a proteção e segurança de quem está realizando a medição.

O alicate amperímetro conta com bobinas localizadas nos braços do instrumento que ajudam a identificar as variações do campo eletromagnético. Dessa forma, a corrente elétrica é calculada e apresentada no visor. Ele ainda consegue medir a tensão e resistência elétrica. 

Precisão e exatidão na medição elétrica

Com os instrumentos de medição é possível realizar uma avaliação, controle e transmissão da grandeza elétrica medida. Mas para garantir resultados precisos é fundamental entender sobre a exatidão e precisão, duas informações presentes nas operações que utilizam esses instrumentos. 

A exatidão é quando o valor apresentado pelo instrumento está bem próximo do valor adequado, ou seja, que se espera medir. Considere o exemplo:

Se você quer medir a tensão de um aparelho, como uma bateria, com 8 volts, quando for realizada a medição é esperado que o resultado fique em torno de 7,9 ou 8,1. Isso vai indicar que o valor medido está muito próximo do ideal, ou seja, o verdadeiro. 

Já quando falamos sobre a precisão de um instrumento de medida, nos referimos aos valores aferidos que estão próximos entre si, mas não necessariamente próximos ao valor ideal. 

Por exemplo, se considerarmos o cenário anterior, ao realizar medidas com as mesmas condições, seria possível encontrar valores como 8,30v, 8,32v, entre outros. Sendo assim, podemos dizer que o instrumento é preciso por oferecer valores e amostras próximas ao resultado medido, mas não é exato por não apresentar o valor correto, nesse caso 8. 

Instrumento digital ou analógico: qual a diferença?

Essa é uma dúvida bem frequente ultimamente, qual dos dois modelos escolher na hora de fazer a medição elétrica? 

A verdade é que ambos modelos podem ser usados e vão oferecer resultados assertivos, desde que calibrados corretamente. As principais diferenças entre eles estão na existência de um conversor analógico-digital e no uso de um visor digital numérico, ao invés de um visor com ponteiros, como é o caso dos aparelhos analógicos.   

Quando falamos na tecnologia desses instrumentos, a analógica recebe as informações traduzidas em pulsos elétricos que possuem amplitude variada. Enquanto isso, na digital, as informações chegam em formato zero ou um, em uma escala binária, onde cada informação representa duas amplitudes diferentes. 

O digital vem se destacando no mercado por ser mais simples de ser usado e ter uma mais simplificada, mas, ao contrário dos analógicos, não é possível acompanhar as oscilações da medição. 

Onde encontrar instrumentos de medição elétrica?

Agora que você já conhece outros instrumentos de medição em elétrica, sabe onde e como devem ser utilizados, que tal conhecer as opções disponibilizadas aqui na Socintec?

Oferecemos as melhores soluções em equipamentos de medição, sejam manuais ou digitais, que podem ser comprados ou alugados, além de serviços de calibração para diferentes necessidades, seja em pressão, eletricidade, magnetismo, temperatura, entre outros!

Contamos com laboratórios completos, equipes técnicas especializadas, instrumentos de alto desempenho e muitas certificações que comprovam a qualidade de nossos serviços.  

 

Acesse o nosso site agora mesmo e conheça tudo o que podemos te oferecer. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *