Calibração de Instrumentos

A calibração de instrumentos é como se chama o processo que tem como intuito a conferência de determinada medida. Ou seja, se a medida obtida por um instrumento é compatível com o que se esperava e se ele está adequado para uso. Dessa forma, a calibração de instrumentos ocorre para evitar desvios nos processos de análise e redução de custos.

 

De maneira geral, isso significa que a calibração de instrumentos resulta da comparação dos resultados obtidos pelos instrumentos com os obtidos por padrões já pré-estabelecidos e rastreáveis, tendo como base os padrões de referência nacionais/internacionais, sob condições previamente controladas.

 

Por contribuir para a confiabilidade dos resultados e reduzir custos inerentes aos erros de ensaio, a calibração é, hoje, requisito de processos de certificação e acreditação.

Por que calibrar os instrumentos é importante?

 

São vários os motivos que reforçam o porquê você deve investir na calibração de instrumentos e, em sua maioria, estes porquês são intuitivos. Basta analisar o que poderia melhorar no fluxo dos seus negócios, otimizando o tempo e reduzindo a quantidade de tentativas e erros necessários até chegar ao cálculo correto.

 

De maneira geral, dentre os benefícios que advém da calibração de instrumentos, é possível citar:

 

  • Evita desperdícios e retrabalhos

 

Como dito anteriormente, ao manter um padrão de calibragem dos instrumentos que você geralmente utiliza, é possível reduzir ou até mesmo anular os erros causados pelas falhas de medição.

 

  • Garantir a qualidade de suas análises

 

Ao fazer a correta calibração de instrumentos, você garante que suas análises e medições apresentem uma melhor consistência. O fato de determinado produto ter passado pela calibração recente, também passa uma maior confiabilidade dando o crédito que você necessita.

 

  • Aumentar a vida útil dos equipamentos

 

Ao se preocupar com a calibração de instrumentos você não apenas garante que seus resultados passarão credibilidade, como também irá proteger os seus equipamentos. Isso porque realizar a manutenção dos equipamentos de forma correta, confere uma maior vida útil aos instrumentos em questão.

 

  • Mantém tudo funcionando, e no lugar

 

Algo que pode soar óbvio, ainda assim acaba “escapando aos olhos”. A calibração de instrumentos é responsável por manter tudo no lugar. Através deste procedimento ocorre a testagem dos produtos, alteração de peças que sejam necessárias, entre outros.

 

  • Previne acidentes

 

É importante ressaltar de que instrumentos mal calibrados podem acabar parando em hospitais, construções e laboratórios, colocando em risco não apenas a qualidade das medições e avaliações feitas, mas o mais importante, colocando em risco a vida de pessoas que estejam trabalhando no momento ou, quem sabe, que futuramente morem na obra já construída, por exemplo.

 

Calibração na prática: Como funciona a calibração de instrumentos

 

De maneira resumida, o objetivo da calibração é verificar se a medida obtida por um equipamento é compatível com o esperado e se ele está adequado para a atividade a que se destina.

 

Temos como exemplo: uma bureta de 10mL que é utilizada durante um ensaio em que o erro máximo permitido é de +0,5mL (tolerância de 9,5mL a 10,5 mL) e o resultado da calibração dá inferior ao limite mínimo, no caso os 9,5mL ou superior à tolerância permitida, neste caso, os 10,5mL. A partir disso, este instrumento deve ser considerado inadequado ao uso e destinado a uma atividade com maior tolerância.

 

Alguns termos referente a dados conclusivos para a calibração de instrumentos:  

 

Média

 

A média resultante da calibração de instrumentos corresponde ao resultado médio obtido no instrumento em processo de calibração. Essa é a melhor estimativa do valor que é real, que o instrumento deve apresentar.

 

Tolerância

 

Todos os cálculos que envolvem risco, precisam de uma métrica de “segurança”, ou seja, de uma variação máxima permitida para o instrumento, definida por quem estiver o utilizando, para não prejudicar o resultado do ensaio. 

 

Para que essa tolerância seja encontrada, o usuário deve considerar a variação máxima admissível no resultado do ensaio onde o instrumento é usado. Entretanto, essa é apenas uma das ferramentas disponíveis para monitoramento dos resultados para que o limite não seja ultrapassado.

 

Erro

 

Ocorre a diferença entre a média encontrada e o valor nominal do instrumento, ou seja, entre o que o instrumento está medindo e o valor esperado.

 

Sempre que um instrumento admite ajustes, o erro pode ser reduzido. Em casos onde o instrumento não tem um ajuste específico, como termômetros, por exemplo, é possível utilizar uma medida segura.

 

Incerteza

 

Representa a variação prevista de uma medida, ou seja, se  baseia em um valor incerto que não se tem como comprovar. Este valor é obtido através da soma de todas as contribuições de variações identificadas, que sejam mensuráveis, durante o processo de calibração de instrumentos.

 

Como ocorre a calibração de instrumentos

 

Através dos nossos laboratórios, é possível o fornecimento da calibração de instrumentos acreditada pela norma NBR ISO/IEC 17 025:2017, na maioria dos tipos de instrumentos elétricos, desde os instrumentos utilizados em campo manuais até os de padrões laboratoriais.

 

A partir disso, o sistema da Socintec gera uma automatização da calibração, reduzindo assim o tempo e o valor que deve ser investido em todo o processo,  possibilitando a realização, em curto tempo, de padrões complexos de calibração.

 

Os equipamentos dos tipos de bancadas, como multímetros de alta resolução, calibradores e medidores de energia, também são cobertos pela nossa acreditação elétrica RBC 17 025.

 

A Socintec também pode fornecer a calibração elétrica RBC no local para uma grande variedade de equipamentos de medição. Consulte-nos para maiores detalhes.

Intervalo recomendado para calibração de instrumentos

 

É importante ter em mente que um bom intervalo de calibração de instrumentos é necessário para manter o bom funcionamento dos instrumentos utilizados. 

 

Entretanto, o intervalo entre calibrações deve ser definido pelo próprio usuário para garantir que a valoração emitida pelo instrumento não se altere durante este período. Para definir este intervalo, deve ser considerado se o uso do equipamento e os cuidados durante o manuseio e a armazenagem é contínuo ou esporádico.

 

A principal dica é seguir o que o fabricante do instrumento adquirido recomenda. Cada produto de medição tem a sua própria orientação para a calibração do instrumento. Geralmente a informação está inclusa próximo ao modo de uso e detalhes da fabricação.

 

Independentemente do intervalo estipulado, o instrumento deve passar pela calibração de instrumentos:

 

  • Após a aquisição, ou antes, de começar a utilizar os seus instrumentos;

 

  • Antes de uma manutenção, para não correr o risco de, ao ir retirar o seu instrumento na calibração, acabar retirando algo que não foi devidamente calibrado;

 

  • Após uma manutenção;

 

Para definir o intervalo entre calibrações, é possível partir de alguns princípios, dentre eles podemos citar:

 

  • Ter um prazo previamente estipulado, mesmo que apenas mentalmente, por exemplo: 3 meses;

 

  • Seguindo este prazo, comece a executar 4 (quatro) calibrações, utilizando este intervalo como um exemplo.

 

A cada calibração de instrumentos efetuada, é necessário comparar o resultado com a tolerância permitida. Se em alguma das calibrações o instrumento for reprovado, o tempo de intervalo entre as calibrações deve ser diminuído de forma imediata. Ou seja, caso o intervalo entre as calibrações seja de 4  meses, terá que ser diminuído para 2 meses.

 

Vantagens em escolher a calibração da Socintec

 

Sabemos bem que instrumentos de medição precisam de certos cuidados redobrados, sendo necessária ao menos a calibração anual para manter a exatidão das medidas, assegurando maior segurança durante os processos.

 

Por esse motivo, a Socintec trouxe alguns dos benefícios que a prática de calibração de instrumentos traz para os seus negócios.

 

Assegura a qualidade nos processos analíticos

 

Através da calibração de instrumentos, nosso laboratório atesta se os instrumentos utilizados no processo de análise e medição estão compatíveis com o desempenho esperado, assegurando a confiabilidade das medições.

 

Reduz custos analíticos e aumenta a produtividade

 

A calibração de instrumentos faz com que os custos extras por conta de  repetições cotidianas duvidosas sejam diminuídos, ou até mesmo zerados. Outro ponto é que as reprovações por erros nas medições, desperdícios de reagentes e tempo de produtividade analítica são bastante minimizados graças à assertividade das medições. Assim, o tempo que antes era gasto com refações é revertido em produtividade e otimização de tempo.

 

Cumpre requisitos de certificações e acreditações

 

Os laboratórios da Socintec são todos acreditados em suas áreas. Desde 1988 fornecendo soluções em instrumentações, nossos laboratórios são Acreditados segundo a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. Nosso foco é na produtividade de nossos clientes, atendendo o Brasil com agilidade

 

Calibração de instrumentos e a importância na gestão de qualidade

 

Você sabe o que é gestão de qualidade? De forma bastante breve, quando falamos sobre gestão, lembramos da organização. Quem está gerenciando algo, está cuidando da organização daquele algo em questão. Ao agregar a palavra “qualidade” ao termo “gestão” significa que o que será analisado durante a organização, será a qualidade dos produtos e processos.

 

Um exemplo pode ser visto tendo como base uma empresa de fabricação de silicones. Nesta fábrica, o processo de produção do silicone é feito por meio do aumento de temperatura a um valor determinado. Esse processo é verificado por alguns instrumentos específicos que acusarão se a temperatura está correta para aquele determinado material, ou não.

 

Tendo isso em mente, é possível visualizar a importância da calibração de instrumentos em toda a cadeia produtiva. Ela pode ser visualizada da seguinte forma: alguns pontos da cadeia produtiva dependem estritamente do pleno funcionamento dos instrumentos. 

 

Locação de equipamentos de calibração com a Socintec

 

Para a Socintec, a segurança de seus equipamentos através da calibração de instrumentos possui grande importância. Porém, é reconhecido que o grande motivador da busca por métodos de calibração é a economia.  

 

Por esse motivo, na Socintec você encontra além do serviço de calibração a possibilidade de locação de equipamentos de medida. Esta opção possibilita ao nosso cliente: 

 

Não há necessidade de investir na compra

 

Ao optar pela locação, não há a necessidade de comprar um instrumento, você tem o instrumento pronto para uso e previamente calibrado. Sendo assim não é necessário o custo contábil e administrativo, pois os instrumentos não entram como ativos de sua empresa.

 

Garantia de Funcionamento

 

O pleno funcionamento é atestado pela Socintec antes do envio do equipamento.  Realizamos teste completo nos instrumentos em nosso laboratório acreditado pela CGCRE para garantir que o equipamento está em pleno funcionamento. Otimizando seu tempo e o serviço que deseja prestar com a utilização do instrumento locado. 

 

Não há gastos com a manutenção

 

Quando o assunto é locação na Socintec, além de contar com um catálogo repleto de produtos bastante detalhados, você paga apenas pelo serviço de locação. Recebendo o produto, você terá um período previamente definido para utilização do instrumento. 

 

Qualidade Certificada

 

O laboratório da Socintec é equipado seguindo os mais modernos padrões para manutenção da qualidade. Além dos serviços de calibração fornecidos por nossa equipe, também oferecemos a possibilidade de locação de equipamentos para calibração de instrumentos, todos com selo de certificação NBR ISO/IEC 17025

 

Visite nosso site para saber mais sobre.

calibração de instrumentos

Pensou em calibração de instrumentos? Pensou Socintec!

Desde 1988 a Socintec se destaca no mercado de calibração de equipamentos por fornecer as melhores soluções em instrumentação. Todos os nossos laboratórios são Acreditados segundo a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, garantindo a alta qualidade dos nossos serviços.

Nossa missão é fornecer serviços, soluções e produtos em instrumentos de medição, com precisão e confiança na medida certa e foco nas necessidades dos clientes, para assim, ser referência em soluções para instrumentos de medição em todo o Brasil.

Além disso, todos os nossos laboratórios de calibração de instrumentos são Acreditados pela Rede Brasileira de Calibração (RBC) e nossos certificados de calibração possuem o certificado da RBC, garantindo a confiabilidade do laudo.

Conheça mais sobre a Socintec: https://www.socintec.com.br/

 

calibração de instrumentos

Conheça todas as nossos certificações

 

A Socintec está autorizada pela RBC a realizar a calibração de instrumentos em diferentes áreas. Confira:

  • Calibração de instrumentos em eletricidade e magnetismo: nossos laboratórios possuem tensão contínua e alternada de 100kV, resistência de até 20 Gohm e corrente de até 20.000A, fornecendo calibração nos mais diversos tipos de instrumentos.
  • Calibração de instrumentos em pressão: laboratórios equipados com balanças de pressão de baixa estabilidade e precisão. São capazes de calibrar medidores de pressão de 25 PA até 70 MPa, com precisão de até 0,008% da leitura.
  • Calibração de instrumentos em temperatura e umidade: nosso laboratório é equipado com banhos e fornos metrológicos de baixa estabilidade e uniformidade, e são capazes de realizar a calibração em sensores de até 1110 ºC, termômetros líquidos em até 200 ºC e possui uma Câmara Climática estável e de grande volume.
  • Calibração de instrumentos em massa: nosso laboratório possui padrão classe E2 e por isso está apto a realizar calibração com o máximo de precisão em diversos equipamentos.
  • Calibração de instrumentos em tempo e frequência:  nossos laboratórios são equipados com geradores de sinais, base de tempo estáveis, contadores de frequência e analisadores de espectro, que são capazes de alcançar as maiores precisões na hora da medição, mesmo em padrões complexos.
  • Calibração de instrumentos em força, torque e dureza: nosso calibrador consegue medir uma ampla faixa de torque e fornece calibrações com rapidez para diversos equipamentos da área. Nosso laboratório é capaz de calibrar torques de 0,5Nm até 1500Nm.

Locação de equipamentos é na Socintec

 

Aumente seu lucro e diminua seus gastos!

A Socintec oferece o serviço de locação de diversos instrumentos de medição, que além dos muitos benefícios, permite que as empresas tenham menos gastos e mais desempenho. 

Nossos planos de locação podem ser:

  • Diário
  • Semanal
  • Quinzenal
  • Mensal

Locando com a Socintec você tem as seguintes vantagens:

  • Zero custo de manutenção e calibração
  • Zero custo de investimento em compra de equipamentos: você aluga o instrumento apenas para o período que precisar.
  • Garantia de funcionamento: antes de enviar, todos os nossos equipamentos são testados para garantir que estão funcionando perfeitamente.
  • Certificações: disponibilizamos o manual de instruções do fabricante, acessórios, baterias/pilhas e um certificado de calibração dentro do prazo de validade até o término da locação.

Entre em contato com a equipe da Socintec para calibrar os seus equipamentos com o máximo de qualidade!

 

Com a Socintec é confiança e precisão na medida certa!

 

Solicite um orçamento: https://www.socintec.com.br/