Diferença entre calibração e verificação

Qual a diferença entre calibração e verificação?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a diferença entre calibração e verificação. Apesar de serem conceitos básicos da metrologia, é comum confundi-los. 

 

Afinal, para que o instrumento apresente medições precisas, ele deve ser calibrado e verificado constantemente.

 

Para te ajudar a entender essas diferenças e a importância dos dois processos, preparamos este conteúdo! Continue a leitura para conhecer as diferenças entre calibração e verificação, além das características de cada uma. 

O que é calibração de instrumentos?

A calibração é um processo em que se compara uma medida com um valor padrão. Para isso, são utilizados dois instrumentos, mensurado e mensurando. A comparação, por sua vez, envolve o cálculo de erros e incerteza, que tem seu resultado apresentado no certificado de calibração. 

 

Todas as calibrações devem ser realizadas por um laboratórios de calibração que possua padrões rastreáveis e que seja acreditado pela RBC – Rede Brasileira de Calibração. Isso porque os laboratórios contam com profissionais técnicos especializados, que verificam os instrumentos em vários pontos da faixa de medição, garantindo que ele fique alinhado com o seu padrão de referência. 

 

O processo de calibração é essencial, afinal, ele determina a precisão e a qualidade nas medições, garantindo, assim, processos mais eficientes e seguros. Por isso, é necessário manter os instrumentos calibrados constantemente, visto que com o passar do tempo e intensidade de uso, ele pode apresentar dados incorretos. 

O que é verificação de instrumentos?

A verificação é um processo realizado de maneira periódica para garantir que o instrumento de medição esteja funcionando corretamente. Mas, ao contrário da calibração, ele não envolve ajustes, caso necessário. 

 

Esse processo consiste em apenas comparar um instrumento com outro para analisar se ele está funcionando conforme o esperado. Assim, você consegue entender se houve uma variação nas medições realizadas por ele antes da próxima calibração. 

 

Caso tenha identificado uma diferença significativa entre os dados apresentados na verificação e os do certificado de calibração, você deve parar de utilizar o instrumento e levá-lo para uma nova calibração. 

 

O processo de verificação, geralmente, é feito pelo profissional que opera o instrumento ou, até mesmo, pelo técnico responsável da área. E, apesar de não necessitar da emissão de um certificado, o processo de verificação precisa ser registrado e documentado.

Quais as principais diferenças entre calibração e verificação?

Como você pôde perceber até aqui, tanto o processo de calibração, quanto o de verificação são formas de garantir que o instrumento de medição está funcionando corretamente. Você já deve ter identificado algumas das diferenças entre calibração e verificação também. 

 

Enquanto a calibração verifica as alterações e erros em diferentes faixas do instrumento, considerando os padrões rastreáveis determinados pela RBC, a verificação analisa a variação entre um e três pontos nos limites de indicação, apenas para garantir a precisão na medição. 

 

Essa é a principal diferença entre os dois processos. Além disso, vale destacar ainda:

 

  • A calibração só pode ser realizada por laboratórios acreditados, enquanto a verificação pode ser feita pelo profissional que manuseia o instrumento;
  • A verificação não exige um certificado, como a calibração, mas necessita que o processo seja registrado e documentado;
  • O processo de calibração verifica e ajusta o instrumento para que ele funcione plenamente. Já o processo de verificação não pode fazer os ajustes necessários, devendo encaminhar o instrumento para a calibração. 

 

Dessa forma, entende-se que o processo de calibração é mais complexo do que a verificação. Por isso, demanda de uma empresa especializada para realizar o serviço. 

 

Qual a diferença entre calibração e verificação? E o ajuste?

Se a calibração é o processo realizado para garantir medições precisas e a verificação para identificar alterações no instrumento, o que seria o ajuste?

 

O ajuste, nada mais é do que uma ação que o especialista em calibração realiza quando percebe que o instrumento não apresenta os critérios de confiabilidade recomendados pelo fabricante, ou necessários para o processo em que está sendo utilizado. 

 

Ele é realizado logo após a calibração, quando o profissional conta com as informações sobre os erros e incertezas do instrumento. Dessa forma, é possível colocá-lo em conformidade com os valores adequados. 

Como saber quando calibrar e quando verificar?

Segundo a norma ISO 9001:2015, sempre que a medição for um requisito para garantir a qualidade de um produto, processo ou for fundamental para validar resultados, os instrumentos deverão ser calibrados ou verificados em intervalos específicos. Seja antes ou depois do seu uso. 

 

Isso significa que, por definição, ambos processos devem ser realizados. A necessidade deve seguir o plano do certificado de calibração. Para isso, você, junto com o laboratório de calibração, podem determinar o tempo necessário para cada um. Por exemplo, você pode fazer a calibração uma vez por ano e a verificação a cada quatro meses. 

 

Isso vai te ajudar a se certificar de que os instrumentos utilizados na sua empresa oferecem a confiabilidade necessária para que os processos sejam os mais seguros possíveis, além de conseguir antecipar quando o instrumento não estará disponível para uso. 

 

E, caso o instrumento apresente desvios ou falhas antes da próxima calibração, você deve encaminhá-lo para o laboratório realizar os ajustes necessários. 

 

Importante ressaltar que nem todo instrumento calibrado, precisa ser verificado. Mas, para garantir resultados ainda mais precisos e confiáveis nos processos em que ele é utilizado, o recomendado é realizar os dois processos. 

Garanta a calibração dos seus instrumentos com a Socintec!

Apesar de poucas, a diferença entre calibração e verificação é bem significativa. Enquanto uma te ajuda a identificar falhas e erros na medição, a outra garante que os instrumentos funcionem de forma adequada, para garantir a confiabilidade e segurança aos processos. 

 

Tenha em mente que ambas integram o plano de conformidade metrológica, mas a calibração sempre deverá ser a sua prioridade. Embora a verificação complemente o processo de calibração, ela não o substitui. 

 

Por isso, lembre-se que os instrumentos com a calibração em dia, refletem em processos com maior qualidade, segurança e eficiência! Neste momento, não hesite em falar com a Socintec, especialista em calibração de instrumentos de medição

 

Contamos com diversos laboratórios acreditados pela RBC para garantir a precisão e confiabilidade necessárias para diversos mercados e uso dos instrumentos. Desde temperatura, umidade, pressão, força, torque e dureza, até massa, elétrica e tempo. 

 

Todos eles equipados com alta tecnologia, profissionais técnicos especializados em suas áreas de atuação e muita expertise! Assim, você garante instrumentos bem calibrados e resultados precisos para seus processos e produtos. 

 

Entre em contato conosco e saiba mais

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *