processos de qualidade

Processos de qualidade: entenda a importância para sua empresa

Você sabe a importância dos processos de qualidade em uma organização? Ou como fazer para garantir a gestão de qualidade da sua empresa? Então está no lugar certo!

Neste conteúdo você vai entender mais sobre os processos de qualidade, a importância e vantagens que eles conferem para uma empresa, além, é claro, das etapas e ferramentas necessárias para garantir o sucesso. 

O que são processos de qualidade?

Os processos de qualidade nada mais são do que técnicas e estratégias, que visam assegurar e garantir que os produtos ou serviços realizados por uma empresa sejam entregues de maneira que supere as expectativas dos clientes. 

Esses processos fazem parte da gestão da qualidade. Nesse ponto, é importante dizer que os processos garantem a qualidade, enquanto a gestão garante a melhoria contínua. Ou seja, em um primeiro momento a empresa planeja uma série de ações que irão facilitar e certificar que o produto seja entregue no prazo. 

No segundo momento, essas ações são colocadas em prática para garantir a melhoria contínua dos processos de qualidade. 

Esses processos são responsáveis por otimizar e certificar de que todas as etapas de produção serão realizadas corretamente. 

Qual a importância dos processos de qualidade nas empresas?

Atualmente, focar na gestão de qualidade é essencial para de destacar no mercado. A concorrência aumenta a cada dia, sempre muito acirrada. Por isso, garantir a qualidade nos produtos e serviços oferecidos se torna fundamental. 

Investir em processos de qualidade irá trazer muitas vantagens para a sua empresa, principalmente por envolver diversas áreas e atividades. Desde o atendimento, vendas, entregas pontuais, até o pós-vendas. 

É exatamente nesse ponto que a gestão de qualidade atua. Ela vai garantir que a sua empresa realize todas as atividades com a máxima eficiência. Isso inclui o atendimento ao cliente, a relação com fornecedores, a fabricação dos produtos e, claro, a entrega final.

Além disso, não manter a qualidade nos processos pode trazer uma série de gastos tangíveis e intangíveis para a empresa, gerando, assim, prejuízos financeiros e de imagem.

Para tornar os processos de qualidade ainda mais seguros e eficientes, a sua empresa deve estar dentro dos padrões de qualidade recomendados pela ISO – Organização Internacional de Normalização

A norma mais comum da organização é a ISO 9000. Ela é totalmente focada no Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ aplicado nas empresas. A norma descreve algumas maneiras para implementar e monitorar as técnicas e ações de otimização de processos. 

Dentro das certificações oferecidas pela ISO 9000 estão:

  • ISO 9001: determina os padrões de qualidade para os processos internos;
  • ISO 9004: detalha a conduta necessária para que a empresa tenha sucesso com base no Sistema de Gestão da Qualidade;
  • ISO 19011: abrange as instruções para efetuar auditorias no sistema de gestão de qualidade.

O objetivo da certificação é disponibilizar um conjunto de condições que, quando bem implementadas, vão garantir a conformidade dos processos e a confiança necessária para que a empresa se destaque no mercado. 

Vantagens dos processos de qualidade

Confira abaixo quais são as vantagens de implementar a gestão de processos e qualidade na sua empresa:

  • Maior satisfação dos clientes: os processos de qualidade são responsáveis por estabelecer um padrão de excelência durante a fabricação de um produto ou execução de um serviço. Com isso, você entrega aos seus clientes algo com grande qualidade, garantindo a satisfação deles. 
  • Reduz os custos por conta de erros: a gestão de qualidade reduz significativamente os problemas causados por causa de falhas, como reclamações, descartes incorretos, retrabalho, entre outros que podem prejudicar o crescimento e excelência nos processos. 
  • Aumenta a competitividade: ter processos de qualidade, principalmente hoje em dia, significa sair na frente e se destacar no mercado. Assim, você aumenta a competitividade e crescimento no mercado em que atua.
  • Melhora a imagem da empresa: com todos os processos fluindo e a melhoria contínua para garantir a qualidade, a empresa torna sua imagem positiva no mercado. Com isso, acaba atraindo novos clientes, investimentos e talentos. 

Três etapas para garantir a qualidade nos processos

Agora que você já sabe a importância e vantagens da gestão de processos e qualidade, é o momento de descobrir como implementar e garantir padrões mais assertivos e satisfatórios. Olha só: 

1: Faça um bom planejamento 

O primeiro passo é realizar um planejamento de qualidade. Esse é o momento em você vai se dedicar exclusivamente para identificar os processos que não funcionam ou que estão com defeitos e, com base nisso, buscar as oportunidades de melhoria.

Ou seja, na etapa de planejamento você irá propor as ações que serão necessárias para otimizar os processos e garantir a qualidade. Nesse ponto, também são definidos os padrões, determinando quais são os objetivos das ações e como cada etapa será documentada.

2: Coloque o plano em ação

Com tudo planejado, é hora de colocar o plano em ação e garantir os processos de qualidade da sua empresa. 

Neste momento, tudo o que está no planejamento tem que ser colocado em prática. Para garantir a assertividade e que os colaboradores não tenham dúvidas sobre o que está acontecendo é importante realizar alguns treinamentos para que eles entendam as técnicas e ferramentas que serão utilizadas. 

3: Monitore a qualidade

Por fim, é essencial que você monitore a gestão de processos e qualidade. Nesta última etapa você deverá coletar os dados e informações referentes as ações que estão sendo realizadas. 

São esses dados que vão te ajudar a entender se tudo o que foi planejado está correndo bem e, se não, o que precisa ser feito para ajustar e garantir os processos de qualidade. Esse passo é essencial para ter uma visão ampla do plano de ações e compreender como ele pode ser melhorado. 

Ferramentas para melhoria de processos

Existem algumas ferramentas e metodologias que podem facilitar e tornar a gestão de qualidade muito mais eficiente, dinâmica e estratégica. Separamos as principais e mais utilizadas para você implementar em sua empresa. Confira:

Diagrama de Ishikawa: nele você consegue visualizar todos os problemas que estão sendo enfrentados pela sua empresa e com base nisso, identificar a causa-raiz deles. Assim, consegue tomar ações corretivas mais assertivas para resolvê-los. 

Método 5W1H: é uma metodologia que te permite identificar os aspectos que envolvem os processos com algumas perguntas para te direcionar. São elas: 

  • What, ou em português, o que será feito?
  • How, ou em português, como cada ação será realizada?
  • Why, ou em português, por que elas devem ser executadas?
  • Where, ou em português, onde serão executadas?
  • When, ou em português, quando elas serão executadas?
  • Who, ou em português, quem será responsável por elas?

Ciclo PDCA: talvez a mais conhecida. O PDCA te permite acompanhar todas as etapas de uma ação. Mas, principalmente, o planejamento, identificando o que precisa ser feito e propondo ações preventivas para evitar qualquer problema ou risco. Cada letra do PDCA está ligado a uma atividade, são elas: 

  • Plan: planejar;
  • Do: fazer;
  • Check: monitorar e acompanhar;
  • Act: agir. 

Pode não parecer, mas essas ferramentas são responsáveis por garantir que a sua empresa conquiste processos de qualidade e, consequentemente, maior produtividade, engajamento e, claro, crescimento no mercado. 

Comece hoje a gestão de qualidade na sua empresa

As empresas que fazem questão de implementar os processos de qualidade, conseguem, de forma natural, mudanças bem positivas que vão garantir não só a excelência, mas também, agilidade e produtividade nos processos e padrões do negócio. 

Se você trabalha em indústria e precisa de medições seguras e confiáveis, deve saber que os instrumentos de medição também são excelentes ferramentas para garantir que seus processos de qualidade sejam realizados com eficiência. Mas, para que eles ofereçam dados confiáveis, é essencial que você mantenha a calibração deles em dia.

Nesse momento você pode contar com a Socintec! Além de contar com o nosso serviço de calibração, você pode alugar seus equipamentos já calibrados em nossa loja virtual. Garantimos medições precisas e confiáveis para que seus processos de qualidade sejam de alta eficiência.

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